O trabalho de um alfaiate consiste em produzir roupas de maneira artesanal, personalizada, fora do padrão, única. Tal ofício já não é mais tão comum hoje em dia. Em um mundo inundado por marcas e roupas produzidas industrialmente, não é fácil para um artesão, cuja mão está presente em cada corte, em cada costura, competir. O que não se pode, porém, é negar a qualidade, a originalidade, o quão fino e especial é algo produzido pelas mãos de um alfaiate.
A animação hoje é um mercado que movimenta milhões. As grandes produções atingem o mundo todo e fazem sucesso. São obras produzidas a um ritmo acelerado, industrial, e com um belo acabamento. São, porém, sempre as mesmas soluções, enlatadas, digeridas, prontas para serem consumidas.
É exatamente na contramão dessa corrente que surge o grupo Alfaiates Cinéticos. Tal como o costureiro, o que buscamos é trazer de volta a animação aquele caráter artesanal de seus primórdios, aquele cuidado com cada movimento criado, com cada cena planejada, com cada história contada. Trabalhamos em um grupo pequeno, de maneira lenta, cuidadosa, prestando atenção a todos os detalhes e presentes em todas as etapas do processo.
Através da uma técnica de projeção, onde a animação é realizada ao vivo diante dos espectadores, bem como a trilha sonora, conseguimos enfim ter um controle sobre todas as etapas que envolvem uma animação. Desde a concepção da ideia até o momento em que ela é exibida ao público, etapa que o animador geralmente já não mais interfere. Tudo feito com cuidado, esmero e precisão. Sob medida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário